Matemática
R$149,90
- Descrição
Descrição
Matemática
Portaria de autorização do MEC
Portaria nº 1004, de 25 novembro de 2022
*Os cursos de Graduação e Pós-graduação ofertados na modalidade a distância são ofertados pela Faculdade Associada Brasil – EAD, Instituição de Ensino Superior, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, estabelecimento isolado e particular, pessoa jurídica de direito privado, de natureza educacional, cultural e social, sem fins lucrativos, de prazo indeterminado, instituição pertencente ao grupo Unimozarteum, devidamente credenciada pelo Ministério da Educação, através da Portaria nº 200, publicada no Diário Oficial da União em 08 de abril de 2021, com nota 4 na avaliação institucional in loco, pelo MEC, (numa escala de 1 a 5), obtendo a autonomia de abertura de Polos de Apoio presencial em todo território brasileiro, no limite de abertura de 150 polos por ano, conforme a Portaria Normativa nº 11, de 20 de junho de 2017.
Objetivos:
Formar licenciados em Matemática, para atuar no Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio, aptos a conhecer, analisar, avaliar e atuar de forma consciente e crítica na prática escolar, levando em consideração os contextos sociais, culturais, históricos, econômicos, e geopolítico da sociedade em questão, bem como novas práticas emergentes no campo da Educação Matemática.
Duração: 8 semestres.
Mercado de trabalho: unidades escolares, órgãos intermediários e centrais dos sistemas educacionais e em outros ambientes educacionais
Perfil do profissional: O profissional será, em primeiro lugar, professor de matemática para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio de Educação Básica. Além disso, deve estar atento aos avanços das ciências e pronto para a educação continuada. Assim, o ensino de matemática deixa de ser um fim em si mesmo para ser um meio de interpretar a realidade no convívio social, buscando associar a teoria com a prática. Assim, o perfil desejado para os egressos do curso de Matemática deve apresentar características apropriadas para o contexto atual, como as de um profissional ambicioso, crítico, pesquisador e em contínuo processo de aprendizado. Com isso, espera-se que a formação do professor/educador de Matemática aponte para uma postura científica, que proporcione a descoberta, o trabalho em equipes interdisciplinares, o desenvolvimento de investigações no seu campo de interesse, a resolução de problemas, o planejamento e execução de ações, para que possa levar seus alunos a se desenvolverem plenamente considerando as necessidades locais e regionais de seus alunos. Desta forma, o egresso do curso de Matemática terá uma sólida formação de conteúdos matemáticos e uma formação pedagógica dirigida ao trabalho do professor educador. Terá também, uma formação que possibilite tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico como também a experimentação de novas propostas que considere a evolução dos estudos da Educação Matemática.
Disciplinas:
Álgebra |
Álgebra Linear |
Análise real |
Antropologia Social |
Atividades complementares |
Avaliação da Aprendizagem |
Cálculo Diferencial e Integral I |
Cálculo Diferencial e Integral II |
Cálculo Numérico |
Currículo e Desafios Contemporâneos |
Didática |
Educação Inclusiva |
Equações Diferenciais e séries |
Estágio I em Matemática |
Estágio II em Matemática |
Estágio III em Matemática |
Estágio IV em Matemática |
Física |
Fundamentos de Geometria |
Geometria Analítica |
Gerações e Processos Educativos: Jovens, Adultos e Envelhecimento |
História da Educação |
História da Matemática |
Laboratório de matemática e prática de ensino |
Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS |
Linguagens e suas Tecnologias Aplicadas à Educação |
Matemática Financeira |
Meio Ambiente, Direitos Humanos e Diversidade |
OPTATIVA |
Políticas Educacionais para Educação Básica |
Pré-Cálculo |
Probabilidade e Estatística |
Produção discursiva: oralidade e escrita no Ensino Superior |
Projeto Integrador e Prática Pedagógica I |
Projeto Integrador e Prática Pedagógica II |
Projeto Integrador e Prática Pedagógica III |
Projeto Integrador e Prática Pedagógica IV |
Projeto Integrador e Prática Pedagógica V |
Projeto Integrador e Prática Pedagógica VI |
Projeto Integrador e Prática Pedagógica VII |
Psicologia e Educação |
Sociologia e Filosofia da Educação |
Tendências em Educação Matemática |
Trabalho de conclusão de curso |
Variáveis Complexas |
Carga horária: 3.290h.
Documentos para matrícula:
Histórico escolar do ensino médio;
RG e CPF;
Certidão de nascimento ou casamento;
Comprovante de residência.
Valor promocional para alunos ingressantes do semestre vigente.
Valor da mensalidade R$ 149,90
Modalidade: EAD